Reza a lenda que se colocarmos uma colherzinha na boca da garrafa de Coca-Cola, após ela ser aberta, seu gás permanecera lá por um tempo maior do que se ficar destampada (em uma garrafas de vidro, como a foto ao lado). Então, tudo isso é realmente lenda que nos perseguem desde a década de 80 (aproximadamente) ou realmente funciona?
Pesquisamos em infinitas bibliografias, porém nem uma nos levou a esse caso especifico. Então conversamos com vários mestres e doutores e somente um nos respondeu com firmeza e palpado ciêntificamente.
Segundo o professor Dr. Evandro Silva*, tal fato não passa de lenda. A explicação é que o gás que se encontra na coca cola (CO2) é proporcional à temperatura, ou seja, quanto menor a temperatura mais fácil é a colocação de gás no refrigerante (durante o processo de fabricação) e mais difícil sua saída, isto é, quando colocamos o refrigerante na geladeira, ele irá se manter a uma baixa temperatura dificultando a saída do gás, mas se o mesmo estivesse a uma temperatura mais alta, o gás se dispersara para o ambiente mais rapidamente, com a colherzinha ou não.
Nós fomos ao laboratório CURIOFÍSICA e fizemos o teste, este precisa de um amparo científico maior, mas serve para tirarmos algumas conclusões e testar o que foi dito anteriormente.
Separamos 3 grupos de amostras os quais chamamos de G1, G2 e G3, e fizemos a experiência do seguinte modo:
G1 - Duas garrafas quentes foram abertas. Em uma delas foi colocado uma colher de chá em sua boca, de modo que a extremidade mais fina ficasse para dentro e a mais grossa apoiada na boca da garrafa (veja a imagem). Na outra garrafa não foi colocado nada, permanecendo aberta sem nem um objeto em sua boca. As mesmas foram colocadas, cheias, na geladeira a uma temperatura aproximada de 1 grau Celsius.
G2 – Duas garrafas geladas, a uma temperatura aproximada de 3 graus Celsius, foram abertas. Em uma delas foi colocado uma colher de chá em sua boca, de modo que a extremidade mais fina ficasse para dentro e a mais grossa apoiada na boca da garrafa (veja a imagem). Na outra garrafa não foi colocado nada, permanecendo aberta sem nem um objeto em sua boca. As mesmas foram colocadas, cheias, na geladeira a uma temperatura aproximada de 1 grau Celsius.
G3 – Duas garrafas geladas, a uma temperatura aproximada de 3 graus Celsius, foram abertas. Metade de seu liquido foi despejado simulando o que acontece em uma situação normal, onde o refrigerante é aberto e parte dele consumido, já o restante armazenado para um consumo posterior. Em uma delas foi colocado uma colher de chá em sua boca, de modo que a extremidade mais fina ficasse para dentro e a mais grossa apoiada na boca da garrafa (veja a imagem). Na outra garrafa não foi colocado nada, permanecendo aberta sem nem um objeto em sua boca. As mesmas foram colocadas, cheias, na geladeira a uma temperatura aproximada de 1 grau Celsius.
No total foram 6 garrafas de vidro de Coca-Cola, contendo um litro cada. O tempo de armazenamento foi de 24 horas para todas.
Ao final das 24 horas, 8 pessoas saborearam e analisaram a quantidade de gás em cada uma das garrafas, porém, sem saber qual delas havia sido colocado a colherzinha e qual não.
Os resultados foram o seguinte:
As garrafas que continham a colherzinha em sua boca não armazenaram mais gás do que as outras. Ocorreu justamente o contrário do que imaginávamos. Aparentemente, elas conservaram menos gás do que aquelas que não continham a colherzinha em sua boca.
Como diz o poeta “Mito Detonado“.
*Dr. Evandro Silva é Doutor em Físico-Química e professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, o qual é responsável por varias pesquisas nessa instituição.
Diego Galeano
Maísa Caldas



















março 29th, 2009 as 22:55
hahaha…. que legal!
valeu pela experiencia, eu não tive condições de fazer um teste cientifico.
pena que a técnica não funciona.
março 31st, 2009 as 10:20
Vou fazer o teste hoje na hora do jantar…OK?
Bejocas,
março 31st, 2009 as 15:26
sabe que eu vou tentar aqui em casatbm =D
março 31st, 2009 as 16:49
Pois é, tem lenda que procede, mas outras nem chegam perto como essa aí. Aquela de agitar a garrafa também não procede.
março 31st, 2009 as 17:34
Nossa, Obrigado meu! De coração, sempre tive essa dúvida hahah mas nunca tive paciencia de pesquisar, parabéns!
http://coisasparavoceodiar.wordpress.com/
março 31st, 2009 as 18:16
Lembro de já ter deixado uma colherinha na antiga garrafa de 1 litro. Então quer dizer que perdi tempo… É fogo… hehehe
Abraços
março 31st, 2009 as 19:17
Mas… as garrafas eram de plastico ou de vidro?
acredito que as de vidro possam reter mais gas do que as de plastico….
março 31st, 2009 as 20:30
Bruno, as garrafas eram de vidro, como está explicando no primeiro paragrafo, e o resultado foi esse.
abril 1st, 2009 as 18:18
Eu sempre coloco as colheres nas garrafas de vidro aqui em casa…e ela segura o gas sim…se deixo sem no dia seguinte ela fica horrível…já a que fica com colher fica com mais gás que as de plástico bem tampadas.
abril 1st, 2009 as 18:58
Marcelo,
creio que voce esteja equivocado. tanto a teoria quando a pratica provam que esse ato não é fundado.
Caso você discorde elabora uma teoria fundada e faça o experimento pratico para procar que a collherzinha evita a que gás da garrafa se escape mais rapidamente.
Faça isso e nos mande que iremos postar aqui. Será muito interessante levara a mais discuções.
Bom, quanto a garafa de plastico, pelo processo de fabricação ela já vem com menos gás que as de vidro. por os poros no plastico são maiores que no vidro e facilita a saida do gás.
abril 1st, 2009 as 20:53
era uma vez uma lenda… =]
abril 2nd, 2009 as 21:36
Nao entendi um ponto do teste:
A parte mais fina da colher tocava o liquido? Sempre aprendi/entendi que o contato do liquido com o metal eh que garantia a permanencia do gas, e nao o simples fato de uma colher ficar no gargalo da garrafa. Inclusive me lembro (isso na decada de 80) que minha mae comprou varias colheres de sorvete (aquelas que sao bem compridas e relativamente largas, para tomar sundae…hehehe) justamente para que, a medida que voce tomasse a coca, a colher continuasse tocando o liquido.
Se eh lenda, nao sei…mas parecia funcionar…hehe
Soh queria esclarecer este ponto.
Desculpe pela ausencia de acentos, mas meu teclado nao os tem.
abril 3rd, 2009 as 1:16
Bom Claus,
no grupo de teste G1 e G2 nem uma quantidade do liquido foi subtraido da garrafa, logo, a colherzia tocava, sim, o liquido, porém, no grupo G3, uma certa quantidade do liquido foi retirada e a colherzinha não tocava mais o liquido e o que notamos foi que o resultado foi o mesmo para os 3 grupos, ou seja, tudo não passa de um mito.
abril 8th, 2009 as 16:06
Vocês abrirar três garrafas de coca e deixaram sair o gás? Isso é loucura! Seria melhor toma-las.
maio 2nd, 2009 as 15:40
Eu ouvi dizer que se voce guardar a garafa de coca-cola com a tampa meio aberta voce ajuda a conservar o gas porque quando voce abre a garafa, ela libera duas vezes mais de gas do que se estivese aberta, isso em ambiente de baixa temperatura onde o gas não se liberará tão facilmente é um ganho e tanto, não sei se é verdade, vejo um pouco de sanidade mas até fazer a prova não palpito nada!!!
maio 26th, 2009 as 16:57
Eu particulamente faso diferente.Uso as garrafinhas de 600 ml,encho-as com a sobra do do refri até o gargalo e aperto com vontade;pronto refrigerante com gás por um mês….abraço a todos.
agosto 12th, 2009 as 14:51
colocar a garrafa pet de coca-cola de cabeca para baixo na geladeira conserva mais o gaz. faca o teste e vera.
agosto 23rd, 2009 as 14:31
Queridos, pelo que conheço não acredito ter alguma influência uma colher de metal para se evitar que o gás saia do líquido! Eu, particularmente uso a estratégia de manter a minha coca no congelador pelo tempo que vamos utilizá-la e depois desprezamos o fluído que sobra!
Mas prometo pesquisar um pouco sobre o assunto pra opinar de forma mais específica!!! Abçs!!!
outubro 1st, 2009 as 19:18
Olá Rodrigo,
Eu já verifiquei e essa matéria está totalmente de acordo com o fenomeno físico por de trás dele.
Já revisei essa matéria junto com um Doutor em Física nuclear e um Doutor em Físico-Quimica.
A matéria está correta.
outubro 28th, 2009 as 17:17
Evandro amo! rsrs…
dezembro 18th, 2009 as 14:16
Boa tarde meus amigos! Lamento dizer e contrariando todas as opiniões com relação a colher na boca de uma garrafa de Coca Cola, o que não necessáriamente precisa ser qualquer refrigerante, até digo mais, até de cerveja funciona, faço isso sempre que abro uma garrafa de Coca Cola, ou de Guaraná, sempre que não coloco uma colher na boca da garrafa, quando vou beber o que sobrou o gás existente é mínimo, isso tenho comprovado sempre em minha casa.
dezembro 18th, 2009 as 15:56
Hector,
entendo que você tenha essa falsa impressão de que usar a colherzinha para evitar que o gás saia funcione, conheço pessoas que sempre se utilizou disso e foi difícil para eles deixar de acreditar e perder esse hábito, porém, como já disse, é uma falsa impressão. Leia o post com atenção novamente, pois essa prática não tem fundamento teorico e nem experimental, em outras palavras, isso não funciona!
dezembro 25th, 2009 as 22:18
há mais de 200 anos que eu bebo coca-cola, guardo o restante com a colerinha na boca da garrafa e o gás nunca saiu.
agora vem uma tal de internet, que não se sabe nem que é o pai, dizendo que tudo que eu fiz a minha vida inteira foi uma mentira!
daqui a pouco vão dizer que pé de coelho não traz sorte ou que buda de costas pra porta não traz dinheiro…
eu vou é voltar pra minha novela das oito.
janeiro 28th, 2010 as 20:13
quando tem refrigerante de 2litros, ou seja, garrafa de plastico, vulgo pet, eu aperto a garrafa para que o ar saia ao maximo, sem contudo, que as paredes da garrafa se encostem internamente
soh depois, entao, eu coloco a tampa bem rosqueada. e soco no congelador da geladeira.
Com isso, eu crio um sistema REFRI+AR no interior da garrafa, onde a pressao do ar que inevitavelmente se desprender venha ser igual a pressao do liquido, fazendo dessa forma, com que o refri retenha mais gas em sua soluçao.
NOTA: quando eu coloco no congelador, eu nao deixo mais que duas horas, pois ai ela congela mesmo.
fevereiro 8th, 2010 as 18:12
Aeeeeeee muito obrigado, esclarece uma dúvida pertinente aqui dentro da República Pinga Pura…..agora dormiremos em paz!!!