Press "Enter" to skip to content

Curio Física

Como saber se fui selecionada para o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa social para ajudar famílias, mães e adolescentes de baixa renda. Para participar precisa de um cadastro realizado em postos de atendimento nas diversas cidades brasileiras. E depois de se cadastrar não é preciso voltar ao local, todos vão saber se foram selecionados para o programa de forma bem simples. Saiba mais!

Como funciona o Bolsa Família?

O programa do Governo Federal criado em 2003 é focado apenas em ajudar brasileiros de baixa renda. É enviado por conta bancária uma pequena ajuda de custo mensal de valor variável de acordo com a situação do cadastrado. O tipo de benefício e mensalidade variam de acordo com a necessidade financeira de cada membro do programa.

 O pagamento mensal é focado em quem realmente precisa. São beneficiados, portanto, famílias com baixa renda e estado de extrema pobreza, uma consideração do governo para quem ganha salário inferior a R$ 80 mensais. Podem solicitar o recebimento da ajuda de custo qualquer um com renda familiar de menos meio salário mínimo.

Alguns benefícios extras do Programa Bolsa Família ajudam um pouco mais. Enquadrando-se na categoria baixa renda ou extrema pobreza, pode-se solicitar uma segunda ajuda de custo para:

  • Gestantes para receber bolsa por até 9 meses;
  • Lactantes com crianças de 0 a 6 meses;
  • Adolescentes entre 16 e 17 anos matriculados e frequentando escola pública.

Como saber se foi selecionado para o Bolsa Família?

Após efetuar o cadastro o informe se você foi ou não selecionado para o programa é feito por carta. Uma correspondência é enviada até a residência do cadastrado. No mesmo endereço informado no comprovante de residência. Então caso haja mudança entre o cadastro e notificação é preciso voltar algumas vezes no endereço anterior para verificar a correspondência.

Ao contrário do que algumas fraudes online sugerem, não é possível saber se foi selecionado para o Bolsa Família através de e-mail. Mensagens eletrônicas falsas andam circulando entre alguns usuários com uma possível convocação para confirmar os dados.

Trata-se de vírus, não é verdadeira. Também não há qualquer ligação por telefone. O processo de aviso se você foi selecionado pelo Bolsa Família acontece sempre por carta.

Como realizar o saque do Bolsa Família

Após receber a carta de aprovação do cadastro chegará no mesmo endereço um Cartão Cidadão. Este é o cartão de saque do benefício e deve ser usado em terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), lotéricas e caixas de agências da Caixa Econômica Federal (CEF).

Para primeiro uso do Cartão Cidadão é só se dirigir até uma agência da CEF ou lotérica e cadastrar uma senha. Em caso de esquecimento, perda ou bloqueio da senha é só voltar no mesmo local e fazer um novo cadastramento de ordem numérica. O pagamento sai de acordo com as datas divulgadas no Calendário Bolsa Família 2024.

Todos os cadastrados são selecionados no Bolsa Família?

Não. Os cadastrados no Bolsa Família são submetidos a uma avaliação dos dados, verificação dos documentos para saber se as informações são de fato verdadeiras. Caso haja alguma fraude o cadastro não vai adiante.

E em casos de fraudes descobertas depois do recebimento do benefício poderá haver a condenação jurídica e obrigação de devolver todo o valor pago.

Como funciona o salário mínimo regional?

Criado no dia 1 de maio pelo presidente Getúlio Vargas, o salário mínimo é uma forma de garantir por lei a subsistência do trabalhador. É o menor valor que um trabalhador pode receber por seu trabalho, sua função. E poucas pessoas sabem, mas existem dois salários mínimos: o salário mínimo regional e o nacional. Saiba mais!

O que é salário mínimo regional?

O salário mínimo 2024 é um valor único o qual todos os trabalhadores devem receber como menor. Ou seja: é do mínimo em diante. Esse direito é garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho, a conhecida CLT. O empregador é obrigado a pagar o mínimo sempre ou será multado no Ministério do Trabalho e considerado escravocrata, recebendo as devidas punições.

A Constituição em seu artigo 7 prevê que o salário mínimo deve prever todas as necessidades do trabalhador. É por isso que constantemente existe o reajuste do salário mínimo, uma forma do Governo igualar o poder aquisitivo do trabalhador com o reajusta da inflação.

Mas infelizmente nem sempre o valor ganho pelo trabalhador consegue suprir as suas necessidades e os sindicados entenderam isso rápido. Por meio de protestos conseguiram criar o salário mínimo regional. Ele funciona assim: além do salário mínimo algumas profissões possuem um outro valor o qual deve ser obedecido.

Quem possui salário mínimo regional?

Na hierarquia a ordem é: o salário mínimo nacional é o principal e deve ser sempre cumprido. Por regra todo salário mínimo regional deve ser sempre maior que o mínimo nacional e por isso algumas profissões conseguem ter um menor valor muito maior que o estipulado para o trabalhador geral.

Apenas cinco dos 27 estados brasileiros possuem o direito de estipular um salário mínimo regional. Foram os que os sindicatos lutaram por este direito. São eles:

  • Santa Catarina;
  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Su;
  • Paraná.

Apenas nestes estados pode ser pedido o reajuste do salário mínimo regional e pode haver mudanças para as diversas categorias. Neste caso vale o que for regional para o patronato realizar o pagamento e não o mínimo.

Por enquanto outros estados ainda estão em planejamento de ter o direito ao salário mínimo regional, mas nada concreto ou em pauta na Câmara dos Deputados.

Como acontece o reajuste do salário mínimo

O Governo Federal é o responsável pela mudança do salário mínimo nacional. Ele pode sofrer um reajuste anual ou quantas vezes for necessário para igualar o poder aquisitivo do trabalhador com a inflação. Quanto mais os juros e inflação aumentam, maior deve ser o salário mínimo.

Este aumento deveria ser automático, mas em alguns momentos infelizmente não acontece. As classes trabalhadoras então são responsáveis por se movimentar para garantir que seu salário continue com poder de compra.

Os bancários são os mais conhecidos por fazer greve quando o salário não é reajustado conforme a inflação. Outros sindicados bem unidos são os policiais, dos médicos e dos funcionários dos Correios.

Qualquer sindicato ou classe trabalhadora a qual se sinta prejudicada com a ausência de reajuste salarial pode fazer reivindicações por seus direitos com seus contratantes ou diretamente ao Governo Federal.

Prazo para pagamento do IPVA com descontos

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é o tributo que deve ser pago anualmente pelos contribuintes, independente da categoria de seus veículos.

O imposto tem a responsabilidade de arrecadação da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ AP e também do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN AP.

O cálculo do valor a ser pago pelo contribuinte é feito da seguinte forma: sobre o valor venal do veículo é multiplicada uma alíquota correspondente.

O valor venal de um veículo nada mais é do que o valor normal praticado pelo mercado, considerando pagamento à vista.

Conheça ainda sobre o pagamento do Licenciamento de São Paulo 2024. No Estado do Amapá os valores de mercado dos veículos usados que são utilizados como base de cálculo são da Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Já para os veículos novos, adquiridos durante o ano, é utilizado o valor da nota fiscal de compra.

As alíquotas adotadas são de 3% para automóveis, caminhonetes, embarcações recreativas ou esportivas, incluindo jet-ski e aeronaves não destinadas à atividade comercial, 1,5% para ônibus, micro-ônibus, caminhões e motocicletas e 0,5% para aeronaves e embarcações, exceto às não destinadas a atividades comerciais.

Os proprietários de veículos devem estar atentos para a data de licenciamento, fixada para o final de agosto. Após esta data, a Secretaria da Fazenda informa que os carros flagrados com documentos atrasados poderão ser recolhidos ao pátio do DETRAN.

Datas de Vencimento e Pagamento de Impostos Automotivos

Os vencimentos estabelecidos pela SEFAZ e DETRAN Amapá são os mesmos para todos os finais de placa. O calendário tem início em março e término em agosto.

Os contribuintes têm duas opções de pagamento, sendo:

  • Pagamento à vista no vencimento da primeira parcela e desconto concedido de 20%.
  • Pagamento parcelado, entre março e agosto, mas sem desconto.

Ao todo, 116 mil veículos estão tributáveis no Amapá. A estimativa de arrecadação é R$ 56 milhões. (Veja quanto vai custar o IPVA de seu veículo).

Consulta no DETRAN e 2 Via

O boleto de pagamento da cota única com desconto de 20% e o da primeira parcela do IPVA será enviado pelos Correios para a casa do contribuinte. A falta de recebimento da postagem, no entanto, não desobriga o proprietário do veículo a pagar dentro do vencimento.

O contribuinte pode consultar o IPVA Amapá 2016 no e SEFAZ e emitir a 2 Via pela internet, sendo necessário informar a placa do veículo e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM.

Motoristas do Rio de Janeiro devem arcar com impostos no próximo ano

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Para aqueles que são contribuintes do IPVA 2024 RJ sempre surge dúvidas comuns sobre valor, guia de recolhimento e pagamento. Então para ajudar o contribuinte preparamos um post especial para te orientar a respeito do IPVA 2024 RJ.

Nesse post você poderá encontrar informações importantes sobre como poderá consultar o IPVA 2024 RJ, obter a guia de recolhimento, pagar e proceder com esse imposto.

Consulta do valor

O primeiro passo do contribuinte é a consulta do valor do IPVA 2024 RJ, essa tarefa pode ser realizada de maneira simples e rápida através do site do Detran Rio de Janeiro no endereço www.detran.rj.gov.br, para realizar a consulta do valor é necessário ter em mão os seguintes documentos:

O acesso ao site do Detran Rio de Janeiro permite obter informações necessárias sobre o IPVA entre elas realizar a consulta do valor do seu IPVA.

Veja também os valores para IPVA SP e IPVA MG.

Guia de recolhimento

A guia de recolhimento do IPVA é o documento necessaríssimo para realizar o pagamento do seu imposto. A guia de recolhimento pode também ser emitida pelo site do Detran Rio de Janeiro através do endereço www.detran.rj.gov.br. O acesso pela internet pode deixar muito mais prático sua tarefa de acertar o IPVA 2024 RJ, pois evita que você enfrente filas e perca horas aguardando para emissão do documento.

Após visualizar sua guia de recolhimento do IPVA 2024 RJ basta você imprimir o documento clicando na opção “Imprimir esta consulta”.

Pagamento do IPVA

Na hora de realizar o pagamento do seu IPVA 2024 você poderá optar por parcelar em até 3 parcelas mensais que serão iguais e sucessivas. Para isso você deverá escolher a opção de parcelamento do IPVA 2024 RJ no momento de imprimir a sua guia de recolhimento.

Quando o contribuinte opta por fazer o pagamento parcelado a 1ª parcela do imposto irá incluir o valor referente a 1/3 do seu IPVA, 1/3 correspondente ao valor das taxas e o valor do seguro obrigatório. A partir das 2ª e 3ª parcelas do IPVA será cobrado somente o valor de 1/3 do imposto e 1/3 das taxas.

  • Acesse o Endereço bradesco.com.br
  • Selecione então a opção “GRD – IPVA / DPVAT / Taxa de Licenciamento Anual / Taxa de Emissão CRLV” e depois basta clicar na opção “Continuar”
  • No local indicado basta você preencher o Renavam e digitar o Código de Verificação que aparece na tela;
  • Por fim clique em “Continuar”.

O pagamento da guia de recolhimento do IPVA 2024 RJ pode ser realizado em qualquer agência bancária, em dinheiro ou em cheque. Não deixe que seus documentos fiquem em atraso, procure regulamentá-los para que possa circular com seu veículo sem problemas!

10 Temas de Redação ENCCEJA

O Certificado de Competência de Jovens e Adultos ENCCEJA é um exame que acontece todos os anos com objetivo de certificar jovens e adultos que não puderam concluir os níveis de Educação Básica na idade certa. A Prova do ENCCEJA deve ser realizada nas duas modalidades de níveis de Educação Básica escolhidos durante a inscrição no site do INEP.

A Prova do ENCCEJA é dividida em quatro disciplinas Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagem Código e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias além disso a Prova ENCCEJA é composta por uma redação que tem o valor de 10 pontos, para conseguir aprovação na Redação ENCCEJA é necessário obter 5 pontos na prova.

A Redação ENCCEJA deve ser escrita segundo um tema que será determinado no Caderno do Aluno, o tema da Redação ENCCEJA não pode ser o Título da Redação, o aluno poderá fazer um rascunho da redação no Caderno do Aluno e depois copiar na Folha de Redação ENCCEJA para a avaliação da Banca Examinadora.

Saiba mais sobre a Redação ENCCEJA neste artigo e 10 Temas para o Ensino Fundamental mais 10 Temas para o Ensino Médio que podem ser escolhidos para Redação ENCCEJA 2023.

Estrutura Dissertativa e Tema da Redação ENCCEJA

Poucas pessoas sabem, mas tema e título da redação não são as mesmas coisas, o tema da Redação é um assunto que deve ser dissertado já o título da Redação ENCCEJA deve estar no topo da Folha de Redação, além da utilização do título da redação diferente do tema para a Redação ENCCEJA recomenda-se que não exista espaço entre as linhas, por exemplo não é necessário pular uma linha depois do título da redação.

No primeiro parágrafo da redação que deve ser iniciado na linha seguinte ao título é importante que se deixe um espaço antes de iniciar o parágrafo, aqueles populares dois dedinhos, o parágrafo deve ser iniciado com letra maiúscula e deve ser escrito no mínimo 15 linhas.

A Redação ENCCEJA 2023 deve ser uma dissertativa, neste tipo de redação a estrutura de três parágrafos ode auxiliar no Projeto do Texto, desta maneira no primeiro parágrafo é apresentada a introdução do tema e título escolhido, no segundo um desenvolvimento onde o candidato demonstre conhecimento pertinente ao tema e no terceiro a conclusão.

As redações do ENCCEJA que são consideradas ótimas nos últimos anos tem um número de linhas bem superior ao mínimo solicitado , as redações com 20 linhas são compostas de 2 parágrafos para cada parte da estruturação  e cada um deles se apresentam com no mínimo 5 linhas, dessa maneira são utilizados 2 parágrafos para introdução, dois parágrafos para o desenvolvimento e 2 parágrafos para conclusão, é importante também que a redação não ultrapasse o número de linhas solicitados pois isso pode ser penalizado durante a correção da redação.

10 Temas de Redação ENCCEJA Ensino Fundamental

A Redação ENCCEJA para o Ensino Fundamental não é muito diferente da Redação do Ensino Médio, as duas devem apresentar a estrutura dissertativa com título que não pode constituir cópia da descrição do Tema da Redação ENCCCEJA.

A Redação ENCCEJA para o Ensino Fundamental terá um tema diferente da Redação ENCCEJA Ensino Médio, mas geralmente as duas são relacionadas à assuntos da atualidade, no ano de 2018 o Tema da Redação ENCCEJA Ensino Fundamental foi ” Possibilidades de Alimentação Segura Para População Brasileira”.

Conheça a Lista de 10 Possíveis Temas Para Redação ENCCEJA2023:

  • Meio Ambiente;
  • Bullying
  • Intolerância Racial;
  • Democracia;
  • Diferença de Gêneros Homem, Mulher e Homossexual;
  • Uso de Tecnologia e as Redes Sociais;
  • Violência ;
  • Saúde;
  • Minoridade Penal;
  • Recursos Naturais.

10 Temas Redação ENCCEJA Ensino Médio

A Redação ENCCEJA 2023 para o Ensino Médio segue o mesmo padrão de Tipo Textual que é a Redação Dissertativa Argumentativa, a redação deve apresentar um título que não pode ser cópia da proposta de tema da redação, o tema deve ser apresentado no Caderno do Aluno ENCCEJA2023, o caderno também conta com espaço para rascunho.

Na Folha de Redação ENCCEJA2023 deve ser apresentada apenas a redação com estrutura dissertativa e título centralizado, não é necessário pular linhas entre o título e o primeiro parágrafo, a estrutura da redação deve conter um ou dois parágrafos com introdução, depois o desenvolvimento e a conclusão apresentada no último ou antepenúltimo e último parágrafo.

Os espaços ao iniciar os parágrafo são importantes para a avaliação da Prova ENCCEJA, o Tema da Prova ENCCEJA no ano de 2018 foi “Os Riscos do Trabalho Noturno para Saúde do Trabalhador”, os temas da Redação ENCCEJA geralmente são assuntos atuais, é importante estar atento aos jornais e notícias.

Conheça uma lista com 10 possíveis temas o Ensino Médio e Redação ENCCEJA 2023:

  • Dengue;
  • Bullyng;
  • Desigualdade Racial e Preconceito;
  • Liberdade de Expressão;
  • Empoderamento Feminino e Feminismo;
  • Geração de Energia;
  • Homosexualismo e Diversidade de Gênero;
  • Saúde;
  • Tecnologia;
  • Violência.

SENAI CAMPINA GRANDE: cursos gratuitos

Obtendo reconhecimento nacional e internacional, os cursos Senai Campina Grande 2023 estão revolucionando os setores industriais e tecnológicos da região. Isso acontece uma vez que a instituições uma das mais reconhecidas de toda a América Latina em termos de qualificação na hora de capacitar profissionais para o mercado de trabalho de forma objetiva e eficaz.

Essa entidade tornou isso possível através de parcerias com as principais indústrias nos entornos de suas regiões, observando suas principais deficiências e treinando seus alunos par saná-las.Se você está em busca de se tornar um profissional proativo e eficiente para o mercado de trabalho, saiba mais sobre os serviços oferecidos pelo Senai Campina Grande e entenda como obter seus benefícios!

SENAI Campina Grande 2023

O Senai Campina Grande faz parte do sistema Fiep, que engloba diversas outras cidades da região do estado de Paraíba. Divididos em vários centros de atuação, que incluem centros profissionalizantes, de inovação e tecnologia, e mais, o Senai Campina Grande oferece serviços variados.

Seguindo as diretrizes pontuadas desde 1942 – ano de fundação do Senai 2023 – de compromisso, respeito, transparência e foco nas necessidades industriais do mercado, a unidade Senai Campina Grande tem tido resultados positivos.

Os cursos ofertados pela unidade se focam nas demandas apresentadas pela região, contribuindo para seu desenvolvimento, competitividade e crescimento através da inserção de profissionais de qualidade nela.

Com caráter multidisciplinar, o aluno sai formado mais do que apenas sua área de foco, mas também voltando-se para um bom relacionamento com sua clientela e de forma prática.

Os serviços oferecidos pelo Senai Campina Grande são:

  • Consultoria de soluções em adequação de layout;
  • Consultoria para implantação de boas práticas de manipulação;
  • Consultoria em Lean Manufacturing;
  • Auditoria interna do sistema de gestão da qualidade;
  • Consultoria para implantação do PAS – Programa Alimentos Seguros;
  • Consultoria na manutenção do sistema de gestão da qualidade e muito mais.

Para saber mais sobre os serviços oferecidos pelo Senai Campina Grande 2019, acesse seu link de serviços Fiep ou entre em contato diretamente com a unidade.

Seu endereço principal é Rua Manoel Gonçalves Guimarães, 195 – José Pinheiro e seu telefone é (83) 2101-5311 ou (83) 2101-5300. Acesse também a ouvidoria do local (Ouvidoria SENAI Pronatec) através do número (83) 2101-5336.

Você pode também ter acesso à unidades específicas para sanar suas dúvidas através do link de unidades Fiep.

Cursos gratuitos Senai Campina Grande 2023

É possível obter acesso a cursos Senai Campina Grande profissionalizantes de forma gratuita, estando ligado a seu site oficial e seguindo suas redes sociais, uma vez que a divulgação sazonal dessas oportunidades acontece por lá.

Além disso, a entidade permite que alunos de baixa renda ou que estejam cursado (ou tenham sido formados) pela rede pública de educação concorram a uma bolsa de estudos que abona os valores de seus cursos grátis.

Dessa forma, é possível ter acesso à capacitação em diversas áreas sem custo, através da comprovação de sua situação por documentos e meios legais.

A lista de Senai Campina Grande 2023 cursos não está listado em seu site oficial, porém, conforme dito acima, é possível obter informações sobre suas oportunidades através do link de serviços Fiep.

Ademais, é possível também contatar uma das muitas unidades disponíveis para saber mais sobre as datas e requisitos para obter seu certificado e se destacar no mercado de trabalho com o auxílio da Unidade de Campina Grande.

O link de oportunidades do sistema Fiep também fornece as datas e editais para processos seletivos que colocam você na mira do mercado. É preciso apenas clicar no link e conferir quais opções estão atualmente em andamento. Entenda melhor no tópico a seguir.

Inscrição Senai Campina Grande 2023 Cursos Gratuitos

A Senai Campina Grande inscrição para os diversos serviços oferecidos deve ser feita através de seu site oficial. E para ajudá-lo neste procedimento, basta seguir as dicas abaixo:


Passo 01. Primeiramente você deverá acessar o site oficial do FiePB através do seguinte link: www.fiepb.com.br.


Passo 02. Contando com a possibilidade de clicar em “unidades” na barra central de informações (sinalizada por três riscos no canto esquerdo superior da tela), escolha a região de Campina Grande.


Passo 03. Em seguida, clique na opção que mais lhe contemple e confira o que aquela unidade tem a oferecer para você. A navegação do site é bastante intuitiva, permitindo que você consiga atingir seu objetivo seguindo apenas as recomendações oferecidas em cada uma de suas abas.


Passo 04. Ao clicar em todas as unidades, na parte inferior da página, estará listada a opção “Entre em contato com essa unidade”. Clique nela para falar diretamente com os profissionais de sua área de interesse e se informar por completo.

Senai Campina Grande EAD

Além da formação presencial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ainda dispõe cursos à distância. Esta é uma boa opção para os estudantes que não têm tempo suficiente para dirigir-se até uma instituição de ensino para assistir aula.

Com os cursos Senai Campinas Grande EAD, o aluno tem acesso à ao conteúdo de aulas em qualquer lugar que esteja, desde que possua um computador e uma boa conexão com a internet. Deste modo é possível conciliar o tempo de estudo com o de trabalho, além de ter a garantia de uma boa qualificação.

Mas é importante ressaltar que, 20% da carga horária total dos cursos Senai EAD são reservadas, obrigatoriamente, para aulas e provas presenciais. E como 20% é um curto período, dá tempo suficiente do estudante se organizar e dirigir-se até a Unidade de Ensino em que está matriculado para cumprir esta parte do curso.

Vale a pena acessar agora mesmo o site do Senai Campina Grande e conferir as oportunidades de ensino à distância disponíveis. Na própria plataforma online são divulgadas, também, notícias a respeito de vagas abertas. Por isso, fique atento!


As muitas unidades disponíveis no Senai Campina Grande e Senai MG 2023 permitem que todo tipo de profissional consiga obter a capacitação necessária para estimular seu pontos fracos e destacar os fortes em um mercado de trabalho competitivo.

Por isso, não perca tempo e siga as dicas acima para entrar em contato com os serviços da Unidade e elevar o seu patamar profissional e o de sua carreira. E caso tenha ficado com algum tipo de dúvida relacionada ao assunto, deixe o seu comentário abaixo e aguarde o nosso retorno o mais breve possível. Boa Sorte!

Que tal continuar a leitura com Como saber se fui selecionada para o Bolsa Família?!

Confira como ficou o calendário de pagamentos do IPVA após alterações

O IPVA 2022 SP, dentre tantos tributos, é mais do desses que devem ser pagos por todos os maranhenses. Este valor do IPVA 2022 SP é nada mais nada menos do que direcionado para os cofres públicos, onde, de lá, tem como principal objetivo a manutenção e construção de estradas. Com isso, dentre tantos pontos que você deve fazer, há o pagamento, tabela, valor que deve ser pago, como consultar IPVA SP, dentre muitos outros pontos que serão vistos.

Se você deseja realizar todo o procedimento, desde a consulta do valor até o pagamento do IPVA SP, é mais do que importante que fiques atento a todas as informações, visto que todos os anos há mudanças. Por isso, acima como fora dito na introdução, aqui verás tudo sobre o valor, pagamento, como consultar IPVA SP, tabela etc.

IPVA 2022 São Paulo

O IPVA 2022 SP será voltado especialmente para todos aqueles maranhenses que possuem carros, motos e caminhões. Com isso em mente, ainda diante de tudo isso, mesmo assim o valor não é igual para todos, visto que o valor é diferente de cada de modelo de carro para cada modelo de carro, de cada modelo de moto para cada modelo de moto, para cada modelo de caminhão para cada modelo de caminhão.

Como continuação, é importante que você fique atento a todas as informações que serão repassadas a seguir.

Sem mais delongas, confira agora mesmo quais serão os tipos de pessoas que farão parte da isenção IPVA 2022 São Paulo:

  • Veículos de corpo diplomático;
  • Veículos de propriedade ou posse de turistas estrangeiros;
  • Máquinas agrícolas e de terraplenagem;
  • Veículos rodoviários utilizados na categoria de táxi;
  • Veículo com potência inferior a 50 cilindradas;
  • Ônibus e embarcações de empresas concessionárias;
  • Veículo equipado ou adaptado para atender a pessoa portadora de
  • deficiência física;
  • Veículos do tipo ambulância ou os de uso no combate a incêndio;
  • Veículos com mais de 15 (quinze) anos de fabricação;
  • Veículos movidos à força motriz elétrica.

Valor IPVA 2022 MA

Assim como fora dito acima, o valor IPVA 2022 SP que é cobrado, não é igual para todos. Pois, dentre tantos fatores que contribuem para a disparidade de diferenciação, há o principal fato de que o valor se altera de cada de modelo de carro para cada modelo de carro, de cada modelo de moto para cada modelo de moto, para cada modelo de caminhão para cada modelo de caminhão.

  • 1,0% para todos os modelos de ônibus, micro-ônibus, caminhões e cavalo mecânico;
  • 1,5% para todos os modelos de aeronaves;
  • 2,0% para todos os modelos de motocicletas e similares;
  • 2,5% para todos os modelos de qualquer outro veículo automotor não incluído nos incisos anteriores.

Consultar IPVA

Não há nada mais fácil do que fazer todos processos de consulta hoje em dia. Isso envolve consulta de fatura de cartão, consulta de saldo bancário, consulta de impostos, dentre muitos outros. E o melhor, tudo diretamente do celular! Isso mesmo, ela tem vindo para deixar a vida das pessoas ainda muito mais fácil, rápida e prática.

Essa mesma coisa se repete quando o assunto é IPVA, visto que, para que seja possível fazer a consulta IPVA SP, basta apenas ter porte de um celular, que já estarás com tudo. Tendo dito isso e mais um pouco, confira agora mesmo como consultar IPVA SP:

  • Entre agora mesmo no site do Sefaz de São Paulo;
  • Digite o número do RENAVAM;
  • Digite o código apresentado na tela;
  • Depois de ter feito tudo isso, aperte em “Consultar”.

Pagamento

Outro ponto que a tecnologia tem sido uma mão na roda, é nos mais diferentes tipos de transações. Com isso em mente, com a guia de pagamento em mãos, você poderá estar realizando o pagamento nos seguintes locais:

  • Banco Santander;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Casas Lotéricas.

Tabela IPVA SP

Tendo em vista que a tabela IPVA 2022 SP ainda será divulgada, confira agora mesmo a tabela IPVA atual:

Final de PlacaData Limite para Pagamento
FINAL 103/04/2022
FINAL 205/04/2022
FINAL 307/04/2022
FINAL 410/04/2022
FINAL 512/04/2022
FINAL 617/04/2022
FINAL 719/04/2022
FINAL 824/04/2022
FINAL 926/04/2022
FINAL 028/04/2022

Assim que for divulgado a tabela oficial do IPVA SP, estaremos atualizando este post.

Informações sobre o trânsito no estado do Rio de Janeiro

IPVA RJ 2022 Acompanhe abaixo informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado do Rio de Janeiro, o IPVA RJ 2022.

A Secretaria de Estado de Tributação do Rio de Janeiro – SET-RJ e o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN definiram e divulgaram nos últimos dias todas as regras e informações sobre a cobrança do IPVA 2022.

Não serão adotadas mudanças em relação aos últimos exercícios e assim os proprietários de veículos do Estado contarão com os mesmos prazos para pagamento e descontos no imposto em caso de pagamento à vista.

Os contribuintes começarão a receber em suas residências os boletos para pagamento a partir do início do mês de janeiro e o DETRAN garante que antes do vencimento todos os documentos serão entregues pelos Correios.

Porém, caso haja problemas na entrega o contribuinte poderá emitir 2 Via e realizar a consulta do IPVA RJ 2022 no Site Oficial do órgão, disponível no endereço eletrônico http://www.detran.RJ.gov.br/, bastando ter em mãos a placa do veículo em questão e o Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro oferece aos seus contribuintes a opção de pagamento com desconto. Para receber o benefício o contribuinte deverá efetuar o pagamento antecipado, à vista, até o vencimento da primeira parcela. O desconto será de 5%.

Quem preferir pagar o IPVA 2022 parcelado poderá fazê-lo em três vezes, com vencimentos em meses consecutivos, parcelas com valores iguais e sem desconto.

Os vencimentos da Cota Única e das parcelas se dão de acordo com o número final do veículo. Assim, o calendário tem início em março para finais de placa 1 e 2, em abril para placas 3 e 4, em maio para placas 5 e 6, junho para 7 e 8, julho para placa 9 e agosto para final de placa 0.

Confira abaixo a Tabela de Vencimentos do IPVA RJ 2022:

O pagamento do IPVA RJ 2022 poderá ser efetuado até o vencimento em qualquer agência bancária. Após o vencimento, somente nas agências do Banco do Brasil.

No Rio de Janeiro as alíquotas do IPVA são de 1% para ônibus, caminhões, cavalos mecânicos e veículos com capacidade igual ou superior a 3.500kg., 2% para motos e similares com potência até 200 cilindradas e 2,5% para automóveis, caminhonetes, microônibus, embarcações recreativas e esportivas, e qualquer outro veículo que não se enquadre no item anterior, inclusive buggie, jet-ski e aeronave.

Afinal o que é Horário Integral?

Convém salientar que os pais precisam trabalhar e deixar seus filhos num lugar seguro,

agradável e com profissionais responsáveis. Por isso, eles esperam encontrar uma escola que possua o regime integral, facilidade em horário e um leque de atividades capaz de a um só tempo, distrair, desenvolver e possibilitar um convívio sadio para seu filho.

Uma criança, em contato com outras, terá mais chance de socialização e de adaptação aos meios sociais e aprenderá a distinguir as diferenças e os limites das situações em geral. É bom lembrarmos que a criança precisa de muito espaço e de atividades bem planejadas e diversificadas para seu crescimento intelectual.

Por último, é importante que a escola ofereça flexibilidade e paciência para mostrar à criança os ensinamentos da vida, na qual é encontrada nas várias situações que aparecem no cotidiano.

Rotina do Integral

  • Integral Americano 8 horas: colação ou lanche, almoço ou jantar, recreação e estudo dirigido.
  • Integral 10 horas: colação, almoço ou jantar, recreação, lanche, estudo dirigido, aula extra: informática e recreação aquática.
  • Integral 12 horas: colação, almoço, lanche, jantar, recreação, estudo dirigido, aula extra: informática e recreação aquática.

Coordenação Pedagógica do Integral

Programa pedagógico elaborado por profissional habilitado na área Educacional, desenvolvendo o planejamento das atividades.

Alimentação Infantil

Elaboramos cardápios balanceados, tornando as crianças bem alimentadas e sadias. Através de um relatório, os pais podem acompanhar as quantidades ingeridas pela criança e fazer ou não complementos em casa. Assim, ficam bem informados e satisfeitos.

As refeições são preparadas na própria Escola e consumidas com tempero especial da nossa cozinheira que é altamente treinada e faz nossa comidinha com muito amor. Tudo isto com praticidade, qualidade e higiene.

Espaço Físico

Uma sala só para os alunos do integral, onde serão desenvolvidas várias atividades, um refeitório e uma cozinha equipada para atender o integral.

Tudo isso é muito importante, para que os estudantes tenham formação no ensino médio, pois, infelizmente, existem diversos estudantes que não conseguem concluir os estudos. Mas, para ajuda-los em relação a isso existe o Encceja 2022 – uma prova que pode ser realizada pelas pessoas que desejam ter o certificado do Ensino Fundamental e Médio.

A Situação do Desemprego no Brasil

Apesar do aquecimento econômico da economia brasileira nos últimos anos a crise europeia deixa muitos brasileiros inseguros, a taxa de desemprego na Europa fixou-se em 10,4% em novembro de 2011. O número de desempregados é superior aos R$23,7 milhões de trabalhadores.

No Brasil algumas medidas foram adotadas para evitar a crise de empregos, primeiramente houve uma redução no IPI dos automóveis para motivar a compra, depois o novo salário mínimo nacional foi implantado antes do previsto, geralmente a mudança do salário mínimo ocorre no dia do trabalhador, 1º de Maio, este ano chegou mais cedo. O salário mínimo 2015 passou a ser de R$ 988,00 reais neste primeiro dia do ano.

No Brasil, ao contrário da maioria dos países de primeiro mundo, o cidadão que perder o emprego pode solicitar o seguro desemprego, um benefício de seguridade social para trabalhadores do setor público que perderem o emprego sem justa causa. É necessário, porém, que o empregado receba os documentos de enquadramento no Seguro Desemprego para encaminhar o benefício.

Além do adiantamento do salário mínimo, sua variação passa a ocorrer de acordo com a inflação. Por enquanto nem sinal de crise, mas é bom estar alerta e tomar algumas medidas preventivas, como buscar empregos estáveis, não fazer dívidas acima da capacidade de pagamento, observar os juros e promoções de início de ano para fazer melhores compras.

Emprego

Para quem está em procurando emprego existem sempre opções disponíveis basta caprichar no currículo, existem modelo de curriculum disponíveis na internet para visualização, assim como agências de emprego online onde é possível se cadastrar gratuitamente, uma agência gratuita pertence ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e se chama Portal Mais Emprego, é só entrar e se cadastrar, as vagas de emprego então sempre se renovando.

Além de agência de emprego online também é possível pesquisar empresas em que tenha interesse de conseguir trabalho e entrar no site, ver se tem algum tipo de Recursos Humanos – RH, às vezes dá para enviar o currículo para algum e-mail disponível ou entrar em contato com o setor de contratações. Caso seja contratado, o funcionário que perdeu o emprego necessita encaminhar imediatamente o cancelamento do benefício. Se você quiser saber se ainda tem direito ou não ao benefício é preciso realizar uma consulta Seguro Desemprego 2022.

Dicas para Entrevista de Emprego

  • Pesquise sobre a empresa que você vai fazer a entrevista de emprego, quem é o entrevistador, quais são os feitos da empresa, mostre que você tem interesse na vaga de emprego;
  • Tenha objetivos profissionais definidos, saiba quem você é e onde quer chegar, desenhe o caminho para chegar ao objetivo;
  • Responsabilidade, iniciativa e automotivação são qualidades muito apreciadas em entrevistas de emprego;
  • Capacidade de trabalhar em equipe, pode parecer simples mais esse é um grande critério de eliminação;
  • Nunca fale mal dos empregos anteriores, a pior coisa que você pode cometer em uma entrevista de trabalho;
  • Fala coloquial demais ou gírias em excesso podem acabar com qualquer entrevista;
  • Saber ouvir e dar tempo a resposta é essencial, manter a calma sempre;
  • Boa aparência, roupas coloridas ou neutras, evitar cores escuras demais, assim como maneirar na maquiagem e no perfume;
  • Ter sempre um sorriso no rosto, ser simpático e otimista sempre.